Páginas



FOTOS

quinta-feira, 4 de março de 2010

A que é devido a cor avermelhada do pôr-do-sol?















Nós vemos o Sol de cores diferentes, ao longo do dia, pois a atmosfera filtra os seus raios, separando as diferentes cores.
A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera. Existem partículas de poeira, poluição e particulas de água infiltradas entre as moléculas de gás que compõem a atmosfera. Quando o Sol está alto, as cores formadas por ondas de maior amplitude contornam essas partículas e as moléculas, mas as menores (o violeta, o azul e o azul claro) não se conseguem desviar e chocam, espalhando-se. Com isso, tingem o céu de azul e o Sol fica amarelo, que é a soma das cores restantes (o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho). À medida que o Sol se vai pondo, os seus raios têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos.
Quanto maior for a camada da atmosfera que a luz solar atravessa até atingir a Terra, maior é a quantidade de luz azul dispersada. É por esse motivo que,ao entardecer, e ao amanhecer, o Sol e o Céu apresentam uma cor mais avermelhada que ao meio-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário