Páginas



FOTOS

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por que ocorrem as marés?


















Isaac Newton descobriu que é a força de gravitação que mantém a Terra em órbita do Sol e a Lua em órbita da Terra, e percebeu que estes astros se atraem mutuamente. Explicou as marés pela atracção que a Lua e o Sol exercem sobre a superfície terrestre, e que é maior, pela Lei da Gravitação Universal, em pontos da superfície situados mais perto da Lua e do Sol.

As marés consistem numa mudança periódica do nível das águas do mar, e se devem à atracção exercida pela Lua e pelo Sol sobre elas, especialmente da Lua por estar mais próxima da Terra. Esta mudança ocorre a cada seis horas, de tal forma que num dia, o nível das águas sobe duas vezes e desce duas vezes. O nível mais alto da maré é chamado de Preia-mar e o mais baixo de Baixa-mar.


A mudança diária do nível das águas acontece porque a Terra gira sobre si mesma em 24horas, por isto, um lugar qualquer da superfície terrestre terá, no decorrer do dia, diferentes posições em relação à Lua. Se este local está alinhado com a Lua, serão produzidas marés altas. As posições contrárias correspondem a marés baixas.


Quando o Sol a Terra e a Lua se encontram alinhados, o que corresponde às fases de Lua Nova ou Lua Cheia, as forças de maré são maiores, chamam-se “Marés Vivas”.


Quando a Lua se encontra em Quarto Crescente ou Quarto Minguante, as marés são mais fracas e são chamadas “ Marés Mortas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário