Com os temas das fotografias realizaram-se peças de teatro
"À Procura da Física na Nossa Vida"
Texto: Isabel Martins
Encenação: Albertina Barbosa
Cenário: Fernanda Felícia
Representação: Alunos do 7ºE
Professora: Meninos, amanhã vão ter uma aula diferente, vamos à procura da Física na nossa Vida.
Alunos: A Física na nossa vida, Professora?
Professora: Sim, vamos sair e ter uma aula de Campo. Assim, vocês vão olhar para tudo o que vos rodeia e vão fazer perguntas às quais vamos tentando dar resposta.
Joana: Que fixe! Uma aula ao ar livre!
Professora: Sim, uma aula ao ar livre, mas não se esqueçam que é uma aula! Quero esses olhos bem abertos e a vossa imaginação posta à prova.
Pedro: O que levamos connosco?
Professora: Podem levar papel e lápis, calçado bem confortável e impermeável, pois pode chover, um boné e muita curiosidade.
(Narrador: No dia seguinte às 9h o grupo de alunos do 8ºAno lá foi com a professora de Física à procura de um “Mundo” diferente).
Professora: Vamos lá meninos, olhem para tudo e façam as perguntas que quiserem. Mas não se esqueçam do método científico que aprendemos na aula!
Rita: Sim, primeiro observamos, depois questionamos, levantamos hipóteses e… Professora, as experiências, como é que vai ser?
Professora: Não se preocupem, vamos ter experiências da vida.
Vasco: Será que vamos descobrir algo novo? Já me estou a imaginar um novo Einstein…
(todos se riram)
Sara: Pois, pois Vasco, até já chumbaste um ano. Ah! Ah! Ah…
Professora: Pronto meninos, vamos lá, todos temos direito a errar, até o Einstein, que foi das mentes mais brilhantes. O Vasco agora até tem excelentes notas. Façam lá as vossas perguntas.
Diana: Professora, por que é que o Céu é Azul?
Professora: Muito bem Diana, a primeira pergunta. Alguém quer responder?
Pedro: Azul só pode ser do Futebol clube do Porto!
Professora: Bem, meninos, não brinquem. Não se esqueçam que estamos numa aula, estamos aqui para aprender.
Pedro: Está bem professora, mas eu acho a cor azul tão bonita! O nosso planeta não é o Planeta Azul?
Rita: Mas isso é porque tem muita água e, visto do céu, é azul.
Professora: Muito bem Rita, já está a tentar dar explicações. Mas alguém sabe por que é que o Céu é azul. Ou não?
Vera: Diga lá professora! Porquê?
Professora: Vou tentar expilcar por partes para perceberem.
Vera: Está bem.
Professora:
1 - A luz é composta de ondas de diferentes comprimentos, e cada comprimento de onda apresenta uma coloração diferente;
2 - A luz do sol, que é branca, é uma junção de todas as outras cores;
3 - O ar é composto de partículas, que interagem com a luz.Quando a luz do sol incide sobre a atmosfera, a luz choca com as partículas do ar As ondas de menor comprimento espalham-se mais e mais rapidamente que as de maior comprimento. A luz azul é uma das que tem menor comprimento, sendo maior apenas que a luz violeta. Porém, a luz violeta existe em quantidade muito menor que a azul na luz solar. Assim, quando entra em contato com a atmosfera, a luz azul propaga-se pelo céu, dando a impressão, para nós, que o "céu é azul".
Pedro: Que complicado! Mas acho que percebi, é como o Arco-Íris, aparecem as cores todas.
Professora : Muito bem Pedro! Estás a fazer uma associação entre fenómenos físicos.
Rita: O que é então o Arco-Íris?
Joana: Eu acho que o Arco-ìris é a ponte que liga o Céu à Terra!
Professora: Isso é que é uma imaginação fértil, Joana!
Pedro: Diga lá professora.
Professora: Um Arco-Íris é um fenómeno óptico e meteorológico, que separa a luz do sol no seu espectro, aproximadamente contínuo, quando o sol brilha sobre gotas de chuva.
Rita: Por isso, o Arco-Íris aparece quando está sol e de repente chove.
Professora: Muito bem, Rita.
Sara: Professora, voltando à pergunta porque é que o Céu é Azul, tem a ver com luz, com Sol e com as cores. Então à noite, o céu é preto porque não tem Sol?
Professora: Muito bem observado, Sara.
À noite não há incidência de raios solares, logo não há propagação de luz, e vemos o espaço como ele realmente é: incolor.
Joana: Se a Luz branca é a junção de todas as cores, o preto é a ausência de cor, ou seja ausência de luz.
Professora: Tenho aqui verdadeiros cientistas! Muito bem Joana!
Rita: Professora e aquilo que eu disse sobre a Terra ser o planeta Azul?
Professora: Estavas certa Rita, A Terra é chamada o Planeta Azul, pois quando vista do espaço apresenta uma tonalidade azulada. Isto acontece porque cerca de 71% da sua superfície está coberta por água.
Joana: Já que estamos a falar de água, ou melhor H2O, aprendi algumas coisas na aula de Física e Química! Quanto tempo o ser Humano pode estar sem beber água?
Professora: O Homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias, em média, 4, por falta de água no seu organismo.
Vasco: Li algures, que uma torneira a pingar pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.
Professora: Pois é Vasco, é preciso poupar água, esse líquido tão maravilhoso essencial à vida na Terra. Sabiam que há pessoas que têm falta de água potável?
Rita: Sem água o Planeta morreria.
Professora: Pois era Rita. Sabiam que em África, seis em cada dez pessoas continuam sem acesso a água potável?
Diana: Temos que fazer uma campanha para poupar água.
Vera: Já que estamos a falar em água, o que é o ciclo da água?
Rita: Aprendemos nas aulas de Ciências e de Física e Química, já não sabes?
Professora: Vamos lá, não sejas assim Rita, explica à Vera o que é.
Rita: A água que existe na Terra circula entre a atmosfera, os continentes e os oceanos de forma cíclica, mudando do estado sólido para o estado líquido e deste para o gasoso, voltando novamente ao estado líquido, num movimento perpétuo que alimenta a vida no nosso planeta.
Professora: Muito bem Rita! Vamos continuar a nossa caminhada, observem, façam mais perguntas.
Pedro: Professora, olhe aquela formiga, vai carregada.
Professora: Uma formiga consegue transportar 10 vezes e algumas 50 vezes o seu próprio peso!
Vasco: Imagina-te, Pedro, com 10 amigos ao colo! Ou 50! Meu Deus!
Joana: Tendo em conta o seu tamanho, deve ser o animal mais forte do mundo!
Rita: Por isso o elefante tem medo dela…
Pedro: És mesmo tonta! O elefante não tem medo de formigas! Tem medo de ratos!
Rita: Oh! Tens razão, mas também deve ter medo de formigas! Elas são tão fortes!
Sara: Professora, está a começar a chover.
Professora: Abriguem-se meninos.
Pedro: Professora! Olhe o Arco-íris!
Todos: Que bonito!
Vera: Nem de propósito, estava Sol, veio a chuva e lá está o Arco-Íris a espreitar!
Professora: Pois é, meninos.
Vera: Acho que já sei explicar o que é a chuva.
Professora: Diz lá Vera.
Vera: A Chuva é um fenómeno meteorológico que consiste na precipitação de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens.
Rita: Aprendeste alguma coisa comigo…
Professora: Muito bem explicado, estou a ver que tenho de dar muitos cincos…
Professora: Bem meninos, deixou de chover, são horas de voltarmos.
Rita: Já, Professora? Estava a gostar tanto da aula.
Pedro: Vamos ter de repetir.
Joana: Aprendi tantas coisas e foi tão divertido, além de que fizemos exercício físico.
Vasco: Realmente a Física é uma ciência fascinante! Temos de olhar à nossa volta com olhos de ver!
Professora: Assim é que é falar. Fico muito contente por terem gostado e de terem aprendido alguma coisa.
Pedro: Que complicado! Mas acho que percebi, é como o Arco-Íris, aparecem as cores todas.
Professora : Muito bem Pedro! Estás a fazer uma associação entre fenómenos físicos.
Rita: O que é então o Arco-Íris?
Joana: Eu acho que o Arco-ìris é a ponte que liga o Céu à Terra!
Professora: Isso é que é uma imaginação fértil, Joana!
Pedro: Diga lá professora.
Professora: Um Arco-Íris é um fenómeno óptico e meteorológico, que separa a luz do sol no seu espectro, aproximadamente contínuo, quando o sol brilha sobre gotas de chuva.
Rita: Por isso, o Arco-Íris aparece quando está sol e de repente chove.
Professora: Muito bem, Rita.
Sara: Professora, voltando à pergunta porque é que o Céu é Azul, tem a ver com luz, com Sol e com as cores. Então à noite, o céu é preto porque não tem Sol?
Professora: Muito bem observado, Sara.
À noite não há incidência de raios solares, logo não há propagação de luz, e vemos o espaço como ele realmente é: incolor.
Joana: Se a Luz branca é a junção de todas as cores, o preto é a ausência de cor, ou seja ausência de luz.
Professora: Tenho aqui verdadeiros cientistas! Muito bem Joana!
Rita: Professora e aquilo que eu disse sobre a Terra ser o planeta Azul?
Professora: Estavas certa Rita, A Terra é chamada o Planeta Azul, pois quando vista do espaço apresenta uma tonalidade azulada. Isto acontece porque cerca de 71% da sua superfície está coberta por água.
Joana: Já que estamos a falar de água, ou melhor H2O, aprendi algumas coisas na aula de Física e Química! Quanto tempo o ser Humano pode estar sem beber água?
Professora: O Homem pode sobreviver cerca de 50 dias sem comer, mas pode morrer em poucos dias, em média, 4, por falta de água no seu organismo.
Vasco: Li algures, que uma torneira a pingar pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.
Professora: Pois é Vasco, é preciso poupar água, esse líquido tão maravilhoso essencial à vida na Terra. Sabiam que há pessoas que têm falta de água potável?
Rita: Sem água o Planeta morreria.
Professora: Pois era Rita. Sabiam que em África, seis em cada dez pessoas continuam sem acesso a água potável?
Diana: Temos que fazer uma campanha para poupar água.
Vera: Já que estamos a falar em água, o que é o ciclo da água?
Rita: Aprendemos nas aulas de Ciências e de Física e Química, já não sabes?
Professora: Vamos lá, não sejas assim Rita, explica à Vera o que é.
Rita: A água que existe na Terra circula entre a atmosfera, os continentes e os oceanos de forma cíclica, mudando do estado sólido para o estado líquido e deste para o gasoso, voltando novamente ao estado líquido, num movimento perpétuo que alimenta a vida no nosso planeta.
Professora: Muito bem Rita! Vamos continuar a nossa caminhada, observem, façam mais perguntas.
Pedro: Professora, olhe aquela formiga, vai carregada.
Professora: Uma formiga consegue transportar 10 vezes e algumas 50 vezes o seu próprio peso!
Vasco: Imagina-te, Pedro, com 10 amigos ao colo! Ou 50! Meu Deus!
Joana: Tendo em conta o seu tamanho, deve ser o animal mais forte do mundo!
Rita: Por isso o elefante tem medo dela…
Pedro: És mesmo tonta! O elefante não tem medo de formigas! Tem medo de ratos!
Rita: Oh! Tens razão, mas também deve ter medo de formigas! Elas são tão fortes!
Sara: Professora, está a começar a chover.
Professora: Abriguem-se meninos.
Pedro: Professora! Olhe o Arco-íris!
Todos: Que bonito!
Vera: Nem de propósito, estava Sol, veio a chuva e lá está o Arco-Íris a espreitar!
Professora: Pois é, meninos.
Vera: Acho que já sei explicar o que é a chuva.
Professora: Diz lá Vera.
Vera: A Chuva é um fenómeno meteorológico que consiste na precipitação de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens.
Rita: Aprendeste alguma coisa comigo…
Professora: Muito bem explicado, estou a ver que tenho de dar muitos cincos…
Professora: Bem meninos, deixou de chover, são horas de voltarmos.
Rita: Já, Professora? Estava a gostar tanto da aula.
Pedro: Vamos ter de repetir.
Joana: Aprendi tantas coisas e foi tão divertido, além de que fizemos exercício físico.
Vasco: Realmente a Física é uma ciência fascinante! Temos de olhar à nossa volta com olhos de ver!
Professora: Assim é que é falar. Fico muito contente por terem gostado e de terem aprendido alguma coisa.
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